5 anos ago · Hugo Canão · 0 comments
Psoríase!
A psoríase é uma doença cada vez mais comum nos nossos dias, seja em crianças ou adultos, quando surge, regra geral, é para ficar. Inicialmente apresenta-se por pequenas lesões vermelhas, espessas e descamativas, com maior predomínância nos cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas, mas poderá em casos mais severos abranger rapidamente uma maior extensão ao longo do corpo.
Importante será também referir que esta doença não é identificada como contagiosa! Porém, em muitas situações sociais, familiares e profissionais, causam um infeliz impacto no bem-estar, equilíbrio e, sobre tudo, autoconfiança ao doente.
Quando a psoríase surge na camada mais jovem, os traumas psicológicos são frequentes e, com o passar do tempo, poderão surgir depressões por se sentirem diferentes de todos os outros.
Até ao momento, ainda não existe uma cura definitiva cientificamente comprovada, porém a medicina chinesa apresenta uma solução de tratamento através da acupuntura e fitoterapia em que os resultados são tão evidentes que atingem facilmente os 90% em grande parte dos casos. Para tal, é necessário seguir alguns conselhos saudáveis e todo o plano de tratamento. Vejamos este caso clínico real:
– Fernando Silva, 65 anos, há mais de 25 anos diagnosticado com psoríase. Citando palavras do próprio em consulta: “Já fiz todos os tratamentos possíveis e imaginários, quer em Portugal quer no estrangeiro…, mas infelizmente, ou não surtiram qualquer efeito, ou rapidamente voltei ao estado inicial”.
Após o início do tratamento, à 5ª sessão já eram visíveis melhorias bastante significativas, apresentava uma pele saudável mais unifirme, bem como um rubor menos acentuado. Na 11ª sessão de tratamento, o paciente encontrava-se com incidências quase insignificantes, ficando apenas em alguns locais residuais algumas marcas na pele, fruto do paciente retirar os excesos de placas de forma involuntária durante o sono, coçando.
Normalmente, neste clima mais frio e húmido de inverno, a psoríase revela-se mais ativa. Sendo assim, recomendamos, sempre que possível, apanhar banhos de sol devidamente controlados, dentro dos limites de segurança.
Na boa prática clínica a acupuntura não dói nem tem qualquer tipo de contraindicação. No caso de idades inferiores a seis anos é possível utilizarmos o LASER na substituição da agulha, igualmente com efeitos surpreendentes.
Não deixe de procurar uma solução natural para tratar da sua saúde, esse é o nosso conselho e a recomendação da Organização Mundial da Saúde.
Hugo Canão
Especialista em Acupuntura e Medicina Chinesa
Tags: problemas de pele, psoríase Categories: Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa