Acupuntores:
Dr. Domingos Silva & Dr. Hugo Canão
Disponibilidade:
Segunda-feira a Sexta-feira
Locais:
Valença, Viana do Castelo, Braga, Póvoa de Varzim, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Fafe, Guimarães e Ponte de Lima
A palavra fitoterapia é derivada do grego “phitos”, que significa plantas, e terapia que quer dizer tratamento. É um método terapêutico por meio de uso de plantas medicinais que visa estimular as defesas naturais do organismo.
No ano 2800 a.C. foi escrito o primeiro livro onde há referência a fórmulas de Fitoterapia, estamos a falar do Nei Jing.
Este livro que se refere à Medicina Chinesa e sua prática geral, obviamente também se refere à Acupunctura, mas contém as primeiras referências à Fitoterapia, que são fórmulas de plantas medicinais chinesas e sua preparação para combater uma série de doenças.
A Fitoterapia é uma parte fundamental da Medicina Chinesa e envolve milhares de plantas, bem como composições de plantas medicinais em fórmulas, sendo que algumas delas têm uso secular e outras resultam de pesquisas mais recentes, sobejamente testadas.
É com a sua prescrição que é possível optimizar o tratamento previsto em consulta de Medicina Chinesa. Acaba por ser a vertente menos visível da Medicina Chinesa, mas que tem um valor decisivo para o tratamento tão ou mais importante do que a própria Acupunctura.