Ao subscrever este formulário concordo com Termos de Utilização e eu li e concordo Termos e condições de Privacidade


    Marque Consulta

    Consulta de Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa, Fitoterapia e Emagrecimento

    Horário:
    De segunda a Sexta das 09h00 às 19h00

    Telefone já
    258828060

    Dr Domingos Silva
    965524915

    Envie  email:
    geral@domingossilva.com

    Diet, Sugar Free, Zero calorias…e Não consigo emagrecer!

    1 ano ago · · 0 comments

    Diet, Sugar Free, Zero calorias…e Não consigo emagrecer!

    Caminhando para as estações de maior calor, existe também uma tendência para acompanhar as coleções de primavera/ verão, fator este que muitas vezes faz despertar para um ato de consciência sobre os “pecados” de um inverno rico em calorias, pois muitas vezes a silhueta não é a mais desejada.

     O primeiro passo em muitos dos nossos pacientes, antes mesmo de recorrem a algum método de emagrecimento especializado, é optar por produtos alimentares dietsugar free ou zero calorias. Porém, após breves semanas, deparam-se com um insatisfatória perda de peso, ou menos inexistente, dando lugar a um sentimento de frustração e confusão.  

    “Se ingeri menos calorias, porque não emagreci?!” 

    Pois bem, infelizmente existe uma dicotomia cada vez mais generalizada sobre que produtos escolher para ter uma alimentação saudável ou aqueles que mais se adaptam a um regime alimentar hipocalórico, isto é, para perda de peso.

     Não é nenhuma mentira que os produtos diet ou sugar freetenham efetivamente zero ou um baixo teor em calorias, facto este que deixa os consumidores admirados pois o sabor está cada vez mais aproximado dos restantes ditos normais.  

     É importante explicar, que isso só é possível devido ao uso de adoçantes tais como a sacarina (E954), ciclamato de sódio (E952) e o aspartame (E951). 

     Falemos, por exemplo, mais a pormenor sobre este último. O aspartame é tão nocivo que já foram catalogados 92 efeitos colaterais sobre o organismo, porém ainda não se sabe de todos os efeitos que o seu consumo pode provocar a longo prazo. Ele já foi bastante utilizado e consumido por não deixar gosto residual amargo, tal como outros adoçantes. Com valor calórico de 4Kcal/g e alto poder adoçante (cerca de 220 vezes mais que a sacarose), bastam algumas gotas para adoçar ao nível dos produtos ditos normais.

     Os principais efeitos colaterais nocivos no consumo de produtos alimentares que contenham aspartame são:

     ·         Ataques de pânico, alterações de humor, episódios de mania e alucinações visuais

    ·         Náusea

    ·         Reações alérgicas alimentares

    ·         Dores de cabeça, enxaquecas

    ·         Diabetes (o aspartame em indivíduos diabéticos pode favorecer as complicações como neuropatia, retinopatia, catarata e pode provocar mal controle glicémico em quem faz tratamento)

    ·         Espasmos musculares

    ·         Irritabilidade

    ·         Ganho de peso

    ·         Perda de audição

    ·         Depressão

    ·         Alterações endócrinas como aumento de cortisol e prolactina

    ·         Degeneração cerebral – envelhecimento precoce (perda de memória)

    ·         Taquicardia

    ·         Doenças autoimunes

    ·         Dores articulares

    ·         Convulsão e epilepsia

    Doenças degenerativas podem ser agravadas com o uso prolongado de aspartame, como Alzheimer, Parkinson e deficiência cognitiva. Outros problemas que podem ficar mais graves são o lúpus, diabetes, fibromialgia, tumores cerebrais e esclerose múltipla.

     Países como os EUA, Canadá, França, Japão, Brasil e Reino Unido já baniram estas substâncias!  

    Porque continuamos nós, portugueses, ainda a ser um consumidor destes produtos que, para além de não ajudarem a emagrecer, são inclusive catalisadores para o desenvolvimento de carcinomas?! 

     Uma alternativa natural que começa a ter cada vez mais relevo, é a stevia. Esta planta tem vindo a ser usada como adoçante e por motivos medicinais desde há séculos pelos índios da América do Sul, não contém calorias e conta com poder adoçante 300 vezes maior que o açúcar refinado. Beneficia a regulação da pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue e previne o crescimento bacteriano nos dentes, além de ser recomendada para diabéticos e pode perfeitamente ser usada durante um plano de emagrecimento.

     Nas nossas clínicas, todos os nossos pacientes, independentemente da sua idade ou sexo, emagrecem e mantêm o seu peso comendo comida saudável, porém cabe à acupuntura e à fitoterapia facilitar esse processo. De uma forma natural, sem qualquer risco para a sua saúde, com uma média de 1 Kg por semana, se consegue atingir o resultado desejado. Mesmo em situações de celulite e gordura localizada uma inovadora técnica de acupuntura com electroestimulação auxilia todo o processo adelgaçando nas áreas desejadas.

     Ter uma alimentação saudável faz parte das exigências do futuro e é, sem dúvida, a maior proteção contra a doença.

    Hugo Canão


    Especialista em Medicina Chinesa

    Tags: , , Categories: Acupuntura, Alimentação, Dicas, Medicina Tradicional Chinesa

    Hugo Canão

    Hugo Canão

    Para os utentes preocupados com a sua saúde e com o meio ambiente, os nosso tratamentos em utentes são o mais natural possível de alta qualidade, que apoiam a vitalidade e bem estar, porque acreditamos em alimentos integrais, para todas as pessoas inteiras em todo o planeta.

    Deixe uma resposta

    WhatsApp chat